PM dispara contra carro de som em protesto na Via Parafuso; corporação apura

PM dispara contra carro de som em protesto na Via Parafuso; corporação apura

Um policial militar atirou contra um carro de som na manhã desta segunda-feira (19) durante um protesto na Via Parafuso, em Camaçari. Segundo informações da PM-BA, o agente é lotado no 12º Batalhão (12ª BPM) e está sendo ouvido na sede da unidade para que “as providências legais sejam adotadas”. Segundo a PM, o comandante do 12º BPM também apura se houve disparo de bala de borracha (elastômero) durante a manifestação e se houve feridos durante o ato. “A Polícia Militar apura qualquer postura/comportamento que fuja da técnica policial, pois o papel da corporação em manifestações é garantir a ordem pública, o direito das pessoas se manifestarem, bem como o direito de ir e vir do cidadão. Todo tipo de excesso cometido por integrantes da corporação será rigorosamente investigado”, afirma a corporação em nota.

 

O vereador de Camaçari Dilson Vasconcelos (PT), o “Dentinho do Sindicato”, criticou a ação da polícia durante a manifestação, durante a qual relata ter ocorrido disparos de tiros de fuzil, de balas de borracha e uso de gás de pimenta. “Lamentável a ação de uma guarnição da PM na madrugada de hoje na via Parafuso, ao acabar com nossa manifestação legítima contra a Reforma da Previdência dando tiros de fuzil no carro de som, balas de borracha e gás de pimenta contra representantes legítimos dos trabalhadores que só estavam lutando por seus direitos”.

Barra: Pai atira em direção a ex-companheira e mata filha de 1 anos e 3 meses

Barra: Pai atira em direção a ex-companheira e mata filha de 1 anos e 3 meses

Uma criança de um ano e três meses morreu após o pai ter atirado contra a ex-companheira em Barra, no oeste baiano, na tarde deste domingo (18). A criança, identificada por Emanuelle Lima Pires, foi gerada quando o casal vivia junto. Segundo informações da Polícia, o acusado foi preso em flagrante, na localidade de Boa Esperança, perto do distrito de igarité, onde ocorreu o crime. Ainda segundo a Polícia, testemunhas disseram que o homem foi até a casa da ex-esposa e quando a mulher apareceu na porta, com a criança no colo, atirou. Os tiros atingiram a criança. Ao Central da Notícia, o delegado titular de Barra, Marcos da Cunha Pina, disse que o acusado Emanuel Pascoal da Cruz contou em depoimento que foi ao local para atirar no irmão da ex-companheira. Como não o encontrou, atirou em direção à mulher, Dinamara de Souza Lima, que teve ferimentos leves. A arma usada no crime, de fabricação artesanal, foi apreendida e levada para a delegacia de Barra.

Resultado do Ba-Vi deverá ser divulgado na tarde desta segunda pela FBF

Resultado do Ba-Vi deverá ser divulgado na tarde desta segunda pela FBF

O presidente da Federação Bahiana de Futebol (FBF), Ednaldo Rodrigues, entrou em contato com o Bahia Notícias nesta segunda-feira (19) e explicou sobre o resultado do Ba-Vi, disputado no último domingo (18), no Barradão, e que terminou aos 34 minutos do primeiro tempo após o Vitória ficar sem jogadores suficientes em campo. De acordo com o cartola, apenas as infrações serão analisadas pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol da Bahia (TJD-BA), diferente do que foi explicado anteriormente. “A gente vai esperar a súmula. Vamos olhar todos os episódios. Mas as partes de infrações serão encaminhadas para o TJD-BA. Já o resultado do jogo será publicado assim que a súmula chegar aqui na Federação. O árbitro está no tempo dele. Estamos aguardando. Acredito que hoje a tarde o resultado do jogo será divulgado no site oficial da Federação”, indicou. O clássico entre Bahia e Vitória terminou pela insuficiência de jogadores do Rubro-negro. Segundo o Regulamento Geral de Competições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o placar deve ser favorável ao Tricolor por 3 a 0.

Piauiense tem tese aprovada e se torna o doutor mais jovem do país

 

Guilherme Lopes se tornou na última sexta-feira (9), o mais jovem doutor do Brasil. Ele teve sua tese de doutorado em biotecnologia aprovada na UFPI, em Paranaíba. O mais novo Doutor tem apenas 26 anos de idade, dois meses e 26 dias. O tema de sua tese é “Bioprospecção da bergenina isolada de Peltophorum dubium, com ênfase nas propriedades antioxidantes e anti-anti-inflamatórias: aporte para o desenvolvimento de novos fitomedicamentos”.

No ano passado, uma cearense foi reconhecida oficialmente como a mais jovem doutora do país, com 26 anos, nove meses e cinco dias.

Filho de costureira e pedreiro, moradores do bairro Prado, em Piripiri-PI, Guilherme passou 1 ano na Espanha, aperfeiçoando sua pesquisa no Departamento de Farmacologia da Universidad de Sevilla, por meio de um bolsa do programa Ciência sem Fronteiras, do Governo Federal.

O jovem foi de escola pública. Usando a nota do ENEM no PROUNI, foi bolsista do curso de graduação em Biomedicina na Faculdade Maurício de Nassau, em Teresina.

“Hoje, pude olhar pelo retrovisor da vida e vi que cheguei até aqui porque nunca vim sozinho. Me lancei ao novo, vivenciei o inesperado, saboreei o doce e o amargo, mas em todo o tempo o Todo Poderoso cuidou de mim”, disse Guilherme.

Atualmente ele é professor da Faculdade Chrisfapi, onde ministra disciplinas nos cursos de Farmácia e Enfermagem.

 

fonte https://www.meionorte.com/noticias/piauiense-tem-tese-aprovada-e-se-torna-o-doutor-mais-jovem-do-pais-333954

Cinco morrem em acidente com ônibus em Belo Horizonte; 18 pessoas ficaram feridas

 

Cinco pessoas morreram na noite em um acidente envolvendo um ônibus coletivo em Belo Horizonte, na noite desta terça-feira (13). Outras 18 ficaram feridas. De acordo com o Uol, entre os mortos está o motorista do veículo, Márcio João de Carvalho, e quatro mulheres ainda não identificadas. Alguns passageiros ficaram presos às ferragens. Os feridos foram encaminhados aos hospitais João 23, Risoleta Neves e Odilon Behrens. Dos 18, duas estão em estado de saúde muito grave. Uma adolescente de 15 anos foi resgatada pelo Samu e encaminhada em estado grave para o Hospital de Pronto-Socorro João 23 com traumatismo craniano, assim como uma menina de 12 anos, que também teve fratura na perna. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o motorista teria perdido o controle do ônibus, que veio a cair na sequência em um córrego na região do Barreiro. Uma mulher internada teria afirmado que o motorista reclamou do freio do ônibus antes de descer a ribanceira e cair no córrego. Em nota, a prefeitura de Belo Horizonte informou que o veículo passou por uma vistoria no dia 27 de outubro do ano passado. Além disso, a administração municipal disse ainda que está prestando toda assistência possível às vítimas e que vai investigar as causas do acidente.

Hospital da Mulher atende seis mulheres vítimas de violência sexual no Carnaval

Hospital da Mulher atende seis mulheres vítimas de violência sexual no Carnaval

 

O Serviço AME, localizado no Hospital da Mulher, no Largo de Roma, em Salvador, atendeu seis vítimas de violência sexual, com idade entre 17 e 40 anos, no período do Carnaval. O serviço presta todo o suporte necessário as vítimas, através de uma equipe formadas por médicos ginecologistas, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogas e farmacêuticas. O serviço atende integralmente mulheres e adolescentes a partir dos 12 anos que forem expostas a situações de abusos e violência sexual. O atendimento ocorre 24h, todos os dias da semana, incluindo finais de semana, carnaval, feriados e demais datas comemorativas.

 

BN

Rio: Beija-Flor é eleita vencedora em 2018; Paraíso do Tuiuti e Salgueiro ficam em 2º e 3º

Rio: Beija-Flor é eleita vencedora em 2018; Paraíso do Tuiuti e Salgueiro ficam em 2º e 3º

 

Com o samba enredo “Monstro é aquele que não sabe amar”, no qual destacou a corrupção, a violência e outros problemas sociais brasileiros, a Beija-Flor foi eleita campeã da série A das escolas de samba no Rio de Janeiro e desfilará no Grupo de Elite em 2019. A escola venceu com 269,6 pontos e a vitória ocorre no ano em que a agremiação completa 70 anos.

Foram rebaixadas a Grande Rio e Império Serrano, passando ao grupo de acesso no próximo Carnaval. Ambas com desfiles que tiveram grande repercussão nas redes sociais, a Paraíso do Tuiuti ficou em segundo lugar com 269,5 pontos; e a Salgueiro ficou em terceiro, também com 269,5. O quarto lugar coube à Portela, seguida da Mangueira, Mocidade Independente de Padre Miguel, Unidos da Tijuca, Imperatriz Leopoldinense, Vila Isabel, União da Ilha e São Clemente.

Sentença de Geddel deve sair em até 15 dias após alegações finais da defesa e do MPF

Sentença de Geddel deve sair em até 15 dias após alegações finais da defesa e do MPF

Tanto o Ministério Público Federal (MPF) quanto a equipe de defesa do ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB-BA) terão cinco dias para apresentar as alegações finais do processo da Operação “Cui Bono?”. O prazo começa a contar a partir da publicação da ata da audiência, realizada na manhã desta terça-feira (6), na 10ª Vara Federal, do Distrito Federal. Assim, a sentença deverá ser proferida em 15 dias pelo juiz Vallisney de Souza Oliveira. Durante a sessão, foi colhido o depoimento do ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, que foi uma das testemunhas de defesa. Ele se apresentou via Skype. De acordo com as informações presentes na ata, o magistrado aceitou o requerimento da defesa e homologou a desistência das demais testemunhas, Joaci Góes, Jadelson Andrade, Ângela Chippa, José Carlos Birto, Aloísio Sena, Raquel, Irismar e um “médico de São Paulo”. As imagens da sessão não vão ser liberadas, também a pedido dos advogados de Geddel, que alegaram a preservação da imagem do peemedebista por se tratar de um réu preso. Neste processo, o político baiano é acusado de integrar um esquema de fraudes na liberação de créditos da Caixa Econômica Federal entre 2011 e 2013, quando ocupou o cargo de vice-presidente de Pessoa Jurídica do banco. Com o decorrer das investigações, a Polícia Federal (PF) encontrou o bunker de R$ 51 milhões, em setembro do ano passado, o que culminou na prisão de Geddel

 

BN

Direitos autorais: Prefeitura deve fechar marco nesta terça; normas valeriam já no Carnaval

A prefeitura deve fechar ainda nesta terça-feira (6) uma proposta de um marco para cálculo e pagamento de direitos autorais pelo Município, que caso seja aprovado pelo Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad), já valerá a partir do Carnaval deste ano. “Já tivemos pelo menos duas reuniões presenciais, já tivemos troca de informações, através de conferências, e é muito provável que a gente possa hoje formalizar uma proposta para análise da superintendência do Ecad, e consequentemente, uma vez aprovado, ou até calibrada a proposta, a gente já venha a iniciar o pagamento e o licenciamento autoral a partir do Carnaval de 2018”, afirma o secretário municipal de Cultura e Turismo (Secult), Cláudio Tinoco, em entrevista ao Bahia Notícias. O não pagamento por parte da prefeitura – de acordo com os artistas, a dívida estaria atualmente na ordem de R$ 30 milhões a R$ 40 milhões – gerou nas últimas semanas um amplo movimento pela quitação dos diretos autorais  que culminou com a proibição, pela produção de Caetano Veloso, da execução de suas músicas na Casa do Carnaval, museu inaugurado nesta segunda (5) pelo prefeito ACM Neto. Segundo Tinoco, o novo marco não incluirá esses débitos antigos e um dos motivos é justamente a falta de definição do real valor devido pelo Município. “Não existe, por parte do Ecad, pelo menos o Ecad regional, a afirmativa de que valor é esse. Tem repercutido pela imprensa, primeiro R$ 30 milhões, que teria uma proposta de R$ 8 [milhões], hoje se fala em R$ 40 [milhões], e esse valor nunca foi, eu diria, definido, inclusive com cálculo judicial”, argumenta o secretário. De acordo com o titular da Secult, na ação de trâmite mais avançado, movida em 2008, há cobrança de direitos autorais referentes ao Réveillon e o Carnaval de 2006.

 

Direitos autorais: Prefeitura deve fechar marco nesta terça; normas valeriam já no Carnaval

Que tiro foi esse? Funcionários de hospital de Salvador são demitidos após vídeo

Resultado de imagem para Que tiro foi esse? Funcionários de hospital de Salvador são demitidos após vídeo

Fardados, eles gravaram cena no Hospital Santa Izabel sem autorização
Dois funcionários do Hospital Santa Izabel foram demitidos depois de gravarem um vídeo em que aparecem dançando a música “Que tiro foi esse?”, de Jojo Todynho. Segundo a Santa Casa da Bahia, gestora da unidade, a gravação “vai de encontro a um dos pilares da existência” do hospital, que é o “atendimento de excelência ao paciente”. A informação foi confirmada nesta terça-feira (30).

O vídeo mostra dois homens fardados, usando uma cadeira de rodas da instituição, dentro do hospital. Como de praxe em simulações do tipo que tomaram conta da web, os funcionários simulam que foram atingidos por um tiro e se jogam no chão. Depois, levantam e dançam animadamente. As imagens acabaram se espalhando nas redes sociais.

Em nota, a Santa Casa diz que os funcionários estavam em horário de trabalho, gravaram o vídeo sem autorização expressa da instituição e deixaram os pacientes esperando por seus serviços enquanto faziam a cena de humor. A Santa Casa afirma que o procedimento de demissão aconteceu dentro das normas legais, respeitando todos os direitos dos envolvidos.

A instituição não divulgou o nome ou função dos funcionários demitidos. A unidade é particular, mas também faz atendimentos pelo SUS.

Fonte: Correio